A Fecomércio/SC divulgou os resultados da Pesquisa de Avaliação do Serviço Público. O ranking tem como base a percepção do eleitor. Itajaí ficou em segundo lugar no ranking com nota 3,02. A cidade ficou atrás apenas de Chapecó que teve média 3,24.
De nove áreas avaliadas, Itajaí recebeu a melhor nota do Estado em três: limpeza urbana (3,85), água e esgoto (3,19) e preservação ambiental (3,14). Em outras cinco áreas a nota foi maior que a média estadual: cultura e lazer (3,3), habitação (3,17), educação (3,1), saúde (2,71) e segurança (2,29). Para os serviços de mobilidade urbana o eleitor deu nota 2,44.
A pesquisa avaliou as sete principais cidades de Santa Catarina: Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Lages e Chapecó. Nessas cidades, a segurança pública e a mobilidade foram os itens que tiveram a avaliação mais baixa na pesquisa, com médias de 2,27 e 2,47, respectivamente. O desempenho negativo foi liderado pelas cidades de Criciúma (1,78) e Florianópolis (1,87).
Os nove quesitos - Saúde, Educação, Preservação Ambiental, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Água e Esgoto, Limpeza Urbana, Habitação e Cultura e Lazer - foram avaliados com notas de 0 a 5 para mostrar a percepção da população quanto à qualidade dos serviços públicos oferecidos. Veja a pesquisa completa AQUI.