O átrio da Prefeitura de Itajaí foi palco do histórico ato de assinatura do contrato de financiamento internacional do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável, na manhã desta terça-feira (30). O acordo garantiu U$ 62 milhões, mais de R$ 250 milhões, para 25 obras distribuídas em 17 bairros e localidade de Itajaí. Duas ordens de serviço já foram assinadas para início imediato dos trabalhos.
Assinaram o documento o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, o presidente do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata) Juan Notaro e o procurador da Fazenda Nacional Luiz Henrique Alcoforado, representante do Ministério da Fazenda. O evento reuniu lideranças que representaram a comunidade nas Oficinas do Futuro, servidores públicos municipais, em especial os Multiplicadores do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040).
O trâmite burocrático entre a instituição financeira e Itajaí foi realizado em nove meses, um tempo recorde para a instituição. A eficiência e velocidade no processo foi destacada pelo presidente executivo do banco Juan Notaro.
“Gostaria de aproveitar a oportunidade para destacar o trabalho do prefeito Volnei e sua equipe, já que foi exatamente no dia 30 de outubro de 2017 que foram a Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para explorar a possibilidade de trabalhar com o Fonplata. E em fevereiro de 2018 recebemos a equipe para iniciarmos o trabalho formalmente”, elogiou.
Prefeito Volnei agradeceu a presença do presidente do banco e o procurador da Fazenda Nacional em Itajaí. “É um motivo de grande honra para a nossa cidade em um dia como hoje para celebrar esse importante contrato de financiamento proporcionando muitas obras para nossa Itajaí”, destacou Morastoni.
O prefeito demonstrou a preocupação com o futuro e a necessidade dessas obras para a população. “Hoje Itajaí de 214 mil habitantes, as projeções para 2040 apontam para uma população de 370 mil, portanto será outra cidade com outras demandas e necessidades. Nós como gestores temos que pensar nesse futuro”.
Em sua fala, o diretor executivo do Fonplata também destacou a preocupação da instituição com o futuro das cidades. “Uma honra para nós estarmos hoje em Itajaí e assinarmos esse contrato. Com esses recursos, o Fonplata estará contribuindo para melhorar a qualidade de vida de toda a população. Itajaí faz parte do grupo de cidades intermediárias, são as que mais crescem no Brasil e no continente. Essas cidades são as que mais necessitam de demandas de planejamento e infraestrutura pública”.
Primeiras obras têm ordem de serviços assinadas
Além da assinatura do contrato de financiamento, o prefeito Volnei Morastoni assinou a ordem de serviços para as duas primeiras obras garantidas com o recurso internacional. A reurbanização das ruas Expedicionário Aleixo Maba e Alfredo Eicke, na Nova Brasília, e a construção da praça de esportes do Santa Regina iniciam já em novembro.
O Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável garante 25 diferentes obras e desapropriações em 17 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Rio Bonito, Nossa Senhora das Graças, Santa Regina, São Roque, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Cabeçudas, Espinheiros e Ressacada receberão as transformações.
Obras por toda Itajaí e seus benefícios
As obras custeadas pelos U$ 62 milhões são a construção de ciclovias nas avenidas José Medeiros Vieira e Paulo Bauer e na rua Vereador Hermínio Gervásio. A criação de pontes ligando as ruas Adolfo Batschauer e Sydnei Schulze; e Juca Cesário e São Joaquim. A formação de novos acessos aos bairros Praia Brava, Itaipava e São Roque.
No Santa Regina, será construída também mais uma praça, assim como no Nossa Senhora das Graças e o largo do Mercado Público. Por fim, as obras de macrodrenagem no Rio Bonito, Cordeiros e nas ruas Presidente João Goulart e João Fernandes Vieira Júnior.
Também serão realizados o prolongamento, reurbanização e implantação de binários nas ruas José Eugênio Müller, Alberto Werner, Brusque, Juvenal Garcia, Uruguai e Umbelino de Brito, Tijucas e Adolfo Konder; e das avenidas Marcos Konder, Campos Novos, 7 de Setembro, Joca Brandão e Abrahão João Francisco. Além da ligação entre as avenidas Marcos Konder e Irineu Bornhausen. A criação de novas vias como as marginais do Ribeirão da Murta e a avenida paralela à Osvaldo Reis.
Mais receitas
De acordo com especialistas da Secretaria Municipal de Urbanismo, as obras aumentarão os investimentos em Itajaí e as novas receitas geradas serão capazes de custear todo o investimento de R$ 250 milhões. Estima-se que somente a nova avenida criada em paralelo à Osvaldo Reis gerará uma receita capaz de superar o valor do empréstimo em alvarás de construção, valorização de IPTU e impostos gerados com os novos investimentos.