O Município de Itajaí vai realizar neste sábado (11) a entrega de 1.079 telhas a moradores afetados pelo ciclone extratropical que atingiu a cidade na última semana. Ao todo, 78 famílias que foram cadastradas pela Defesa Civil de Itajaí e pela Secretaria Municipal de Assistência Social vão receber o material em suas casas.
Segundo a Defesa Civil de Itajaí, a ajuda humanitária vai beneficiar mais de 300 pessoas de diferentes bairros de Itajaí. O material, fornecido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, é destinado a famílias que sofreram com o destelhamento durante o vendaval e que precisam de telhas para o reparo de suas residências.
As telhas serão entregues pela Defesa Civil com o apoio da Secretaria de Obras e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico na manhã deste sábado. O beneficiado deverá estar presente na residência no momento da entrega, pois o material não será entregue para menores de 18 anos ou a terceiros.
Trabalho de recuperação
Em Itajaí, desde as primeiras horas após a tempestade, o Município montou uma força-tarefa para recuperar as ruas da cidade e prédios públicos devido aos impactos do ciclone. Segundo a Defesa Civil, mais de 300 ocorrências foram registradas nos mais diferentes bairros da cidade.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Raphael Catarina, os bairros São Vicente, Cordeiros, São João e Cidade Nova foram os mais atingidos. As ocorrências atendidas, em sua maioria, foram de destelhamento de casas, quedas de árvores, muros e postes de energia.
A Defesa Civil de Itajaí também realizou a distribuição de lonas para as famílias afetadas com o ciclone. Ao todo, já foram entregues mais de 15 mil metros quadrados do material.
Para a próxima semana, há, ainda, a previsão do recebimento de uma segunda remessa de telhas, totalizando mais de 1.600 unidades a serem distribuídas para as famílias cadastradas no município.