As secretarias de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Econômico certificaram os jovens que participaram da primeira oficina de direcionamento profissional através do Programa de Orientação para o Mercado de Trabalho (POMT). A entrega do diploma ocorreu na tarde desta quinta-feira (16) no Centro de Serviços Integrados (CSI) e contemplou jovens de 14 a 29 anos.
As oficinas tinham como foco a primeira experiência no mercado de trabalho. Os participantes chegam ao programa com pouca orientação e, lá, recebem instruções a respeito de entrevistas de emprego, elaboração de currículo e entendimento de processos seletivos.
Diogo de Medeiros, de 16 anos, aproveitou a oportunidade oferecida pelo programa para tirar dúvidas a respeito da inserção profissional. “Consegui entender muito melhor sobre o processo de trabalho e currículos. Tinha muitas coisas que eu não sabia e aprendi aqui”, explica. Rafaela Schoffen, também de 16 anos, achou a experiência diferente e ressaltou a importância das orientações para o futuro profissional.
“O primeiro emprego é sempre importante para todo mundo. Dá um frio na barriga e insegurança. O POMT vem no sentido de orientar e dar condições para que os jovens se apresentem para o primeiro emprego com a confiança e conhecimento necessário”, destaca Leandro Luy Peixoto, Secretário de Promoção da Cidadania.