Itajaí fechou o ano de 2020 com números positivos na geração de empregos formais e na abertura de novas empresas. Mesmo em um ano de pandemia, 3.726 empregos com carteira assinada foram gerados e 8.354 empresas foram abertas na cidade. Os números são da Secretaria Municipal da Fazenda de Itajaí.
O índice da abertura de empresas mostra ainda que do total de estabelecimentos abertos em 2020, 7.887 permanecem ativas – um índice positivo de 94,4%. Nos primeiros meses 2021, o Município já conta com mais 1.370 aberturas de empresas. Os números comprovam que, mesmo com o cenário econômico instável, Itajaí atrai investimentos e a confiança dos empresários.
“Itajaí não parou durante o ano de pandemia. Mesmo com toda nossa preocupação e investimento na saúde da população, seguimos com uma série de investimentos na infraestrutura da cidade. Temos obras de abertura de vias, reurbanização de praças, ruas e avenidas e construções de pontes em andamento. Sem falar de nossos incansáveis esforços em garantir repasses do governo federal e estadual. Tudo isso, mostra nossa capacidade de receber novas empresas e gerar empregos”, avalia o prefeito Volnei Morastoni.
Na geração de empregos, Itajaí fechou o ano com sete meses consecutivos de saldo positivo na geração de empregos formais. De junho a dezembro, foram 5.974 novas carteiras assinadas. A cidade só não tem maiores índices de empregabilidade devido aos três mais pesados meses da pandemia de coronavírus de março a maio.
“Nossa perspectiva é continuar crescendo. A movimentação de contêineres em nosso porto aumenta a cada mês, o Município investe cada vez mais em projetos e obras de infraestrutura e novas empresas devem aportar seus recursos aqui gerando emprego e renda”, projeta o chefe de Gabinete e secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Testoni.